segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma montra do Brasil e Argentina

Este é o Post semanal referente à rubrica semanal "Formação - O nosso maior trunfo"

Nas ultimas épocas a principal "alfinetada" com que os sportinguistas têm "picado" os adeptos do clube de carnide é o facto de estes últimos terem onzes sem portugueses e, quase, sem europeus. Como disse um comentador inglês: "o Benfica devia jogar na libertadores". É um facto que o Sporting é, dos três grandes, o clube com mais portugueses. São actualmente 8 no plantel principal, contra os 6 no benfica e 4 no campeão nacional FC Porto. Mais importante ainda, é o facto de os portugueses no Sporting jogarem e não serem meramente remetidos ao banco de suplentes. Mas porque este fenómeno? Porquê esta falta de aposta no jogador Português? Conseguimos explicar os motivos, mas não os conseguimos compreender. Os mercados argentino e brasileiro são inegavelmente viveiros de talento, alguns a baixo outros a alto custo, mas ainda assim oferecem muitos jogadores de qualidade em muitas posições (à excepção será talvez a baliza). Os clube nacionais preferem comprar uma solução imediata, que traz a promessa de uma boa venda futura, do que apostar nos seus jovens valores, mas também, e isto é o mais surpreendente, preferem apostar nos jovens valores desses mercados (quintero, lisandro lopez etc...). Esta situação torna-se ainda mais espantosa se olharmos para a historia recente dos nossos dois rivais. Se não, vejamos: Quando em 2003/04 o FC Porto conquistou a liga dos campeões, e na época anterior a taça Uefa, possuía 28 portugueses no plantel, e destes 9 eram formados na casa. Justo dizer que o sucesso portista se deveu à sua formação, mas principalmente ao jogador português. Já o benfica, no titulo de 2004/05 possuía 18 portugueses, 7 formados no clube e por fim, e mais importante, no último titulo, o sporting possuía 23 portugueses, e 13 jogadores formados no clube. A partir daqui foi sempre a descer, mas ainda assim, na época 2004/05 em que chegamos a trágica final em casa frente ao CSKA, eram 21 os portugueses e 18 (18!) os jogadores formados em casa. Por isso, o jogador português tem de facto qualidade. esperemos que continue a ser aposta no nosso grande amor, e que seja possível voltar a ver algo (impossível nos nossos rivais) como um onze exclusivamente proveniente de Alcochete. Matéria prima para isso há de certeza...

Ps: Este Post era para ter sido publicado ontem domingo (esta rubrica é semanal e será sempre publicado um post ao domingo) mas devido a várias razões não pudemos escrever no blogue nos últimos dias. Pedimos desculpa e compreensão. Muito obrigado

Saudações Leoninas

Baliza do Damas

2 comentários:

  1. Muito boa análise. Os clubes portugueses deviam apostar mais no jogador português. Não se entede agora o que o porto anda a fazer com jogadores que custaram 20M andam a rodar na equipa B.

    Benfica e Sporting, também andam lá rodar Sissé, Mitrovic, Mori, Piris, etc

    Percebe-se o porquê desses jogadores irem lá rodar, no entanto já se viu que alguns não têm qualidade para equipa A e não tendo qualidade estão a tirar a oportunidade a possíveis jovens portugueses que possam ter qualidade e querem se mostrar.

    Gostei do blog, vou começar a seguir , Ricardo. No entanto não sou do Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo comentário Ricardo! É para nós muito importante receber feedback e ainda bem que te continuaremos a ver por aqui! Concordo com o que dizes, devemos dar mais atenção ao nosso jogador, ao jogador português que tem imensa qualidade e que infelizmente tem de o provar noutros países... Muito obrigado mais uma vez!

    Abraço,

    Baliza do Damas

    ResponderEliminar