domingo, 22 de setembro de 2013

O novo ciclone dos Açores

Este Post é referente à rubrica semanal "Formação - O nosso maior trunfo":

   Pedro Pauleta é até aos dias de hoje a grande referência futebolística do arquipélago Açoriano. No entanto, caros Sportinguistas e adeptos do desporto em geral, estejam certos: esta situação vai mudar. Iuri Medeiros irá mais tarde ou mais cedo impor-se no lugar de Pauleta e este futuro pode estar mais próximo do que se imagina.
    Dono de um pé esquerdo obscenamente letal, Iuri é um jogador que prima pela técnica e sentido de golo. Sentido de golo na medida em que tem um jogo extremamente focado na finalização, não necessariamente sua, mas também na dos companheiros. A sua imagem de marca sao os remates em arco que executa após rápidas diagonais vindo da linha, que já lhe valeram alguns golos de belo efeito e com importância crucial (na ultima edição da NEXTGEN por exemplo).
É um jogador que encaixa como uma luva no sistema de 4-3-3 actualmente utilizado no Sporting, sendo que consideramos ser mais vantajoso utiliza-lo na ala direita onde pode fazer uso do seu letal remate “teleguiado”, visto que desta forma fica com o pé esquerdo no lado “de dentro” do terreno, uma situação similar ao andebol onde os canhotos jogam a direita e vice-versa. Alem disso, tem a acompanhá-lo uma enorme vantagem face aos outros grandes jogadores que saíram da nossa formação: o facto de estar inserido numa geração recheada de talento. Tal facto poderia significar que Iuri teria muita concorrência e por isso sentir dificuldades em se impor, mas, e a acreditar que esta geração irá paulatinamente tomar o seu lugar no plantel do Sporting, o facto de estes jogadores jogarem juntos há muitos anos, conhecerem as suas rotinas, os seus movimentos e as suas potencialidades e defeitos poderá ser crucial, visto que a grande maioria irá simplesmente continuar a jogar junta, mas num novo escalão. O entrosamento terá a maior parte do seu trabalho feito. Por isso, não se espantem quando virem subitamente romper em diagonais clamorosas, para finalizar com um remate digno de Andrea Pirlo, o novo Ciclone dos Açores, aquele rapaz que é capaz de varrer as defensivas adversarias.

Saudações Leoninas,

Baliza do Damas

Sem comentários:

Enviar um comentário