domingo, 6 de outubro de 2013

Grandeza Leonina!

Que a academia de Alcochete é uma fábrica de futebol é sabido. É onde foi formada a espinha vertebral da selecção nacional e de varias equipas do Sporting (incluindo a actual).
No entanto, a academia desempenha um papel maior do que aquele que lhe é atribuído, mesmo pelos próprios sportinguistas...
Nomes como Marinho, Paulo Sérgio ou Diogo Amado não são familiares aos ouvidos do mundo como grandes produtos da formação leonina, mas no entanto, são tão importantes como Ronaldo ou Figo. São o produto da formação que cresceu com esses grandes nomes, jovens que apresentaram potencial para chegarem, alguns deles, à equipa sénior leonina mas que acabaram por sair. E onde estão agora? A desempenhar papeis chave nas equipas que representam. É justo dizer que é ao Sporting que muitas equipas da primeira e segunda liga devem as suas estrelas. Nomes como Nuno Assis, Varela ou Nuno Valente são ainda mais curiosos por se tratarem de jovens da nossa formação que após saírem para clubes menores acabaram por ser campeões pelos nossos maiores rivais (e apesar do escândalo que envolveu Nuno Assis, é inegável que este foi peça chave no titulo do Benfica sob o comando de Trapattoni).
Vejamos que ainda num passado recente, foi um jogador da nossa formação, Marinho, que acertou o golpe fatal do Sporting nas suas aspirações à taça de Portugal.
É isto mau? É óbvio que seria do nosso agrado que os nossos jogadores não fossem fortalecer os rivais. Mas também não é Humanamente exigível que todos os jogadores da formação fiquem no Sporting, e quem ganha com isso é o futebol nacional. É ao Sporting e à sua formação que se deve em grande parte a competitividade da nossa liga (pelo menos a competitividade assente no jogador nacional...)

Saudações Leoninas

Baliza do Damas

Sem comentários:

Enviar um comentário